Campo Bom se destaca entre os municípios que mais geraram vagas de emprego

Angélica Spengler/AG

As 429 admissões da cidade representam quase 6% de todo o saldo positivo de empregos no RS em agosto

O índice do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado essa semana, referente ao mês de agosto, mostra que Campo Bom é a cidade gaúcha com maior número de empregos gerados entre municípios com até 100 mil habitantes. Os dados apontam que, do saldo positivo de 7.228 empregos que os 497 municípios do Rio Grande do Sul alcançaram, Campo Bom representa 5,93% desse número, com 429 admitidos. O cálculo do saldo considera as admissões e os desligamentos do mês e, em comparação a julho, que teve um saldo positivo de 69 empregados, a cidade apresentou um crescimento de 621%. O prefeito Luciano Orsi está com prospecções positivas para os próximos meses. “Queremos seguir avançando para retomar a economia do município e possibilitar mais postos de trabalho à população”, diz.

O setor de Serviços – que engloba saúde, serviços sociais, comunicação, atividades administrativas, transporte e entre outros – se destacou com maior número de empregos gerados, com 281 admissões. O maior número de empregados está na faixa etária de 18 e 24 anos, representando 52,9% do total. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz, atribui o resultado às ações continuadas da Administração Municipal pela qualificação das empresas. “Trabalhamos com muito empenho para aumentar as vagas de emprego oferecendo planos de capacitações em áreas como financeira e de gestão. Isso faz com que fiquem mais fortes para enfrentar um momento de crise com mais facilidade”, explica. O secretário citou diversas ações oferecidas pela Prefeitura, com destaque para o programa Campo Bom para Negócios, que visa ampliar a geração de emprego e o faturamento das empresas locais. Saiba mais:

Campo Bom para Negócios– Visando ampliar a geração de emprego e o faturamento das empresas locais, o programa é destinado a pequenas empresas, promovendo qualificação de gestão, mão de obra e melhorias na participação de mercado, nos segmentos de indústria, comércio e prestação de serviço. Podem participar as empresas em atividade e sediadas no município há, no mínimo, um ano.

Curso de Gestão e Desenvolvimento para a Excelência (GDE) – A capacitação integra o programa Campo Bom para Negócios e utiliza metodologias ativas de aprendizagem que objetivam a produção de projetos nas áreas de gestão de clientes e mercado, gestão de processos, gestão econômica e financeira, e gestão de pessoas.

Programa de Incentivo à Geração de Emprego (Pige)– É destinado à expansão das atividades de empresas consolidadas no município e também ao incentivo de novos negócios que venham a se instalar. Os recursos podem ser utilizados como auxílio no pagamento de aluguel, instalações, terraplanagem, mão de obra e material de construção.

*Auxílio emergencial do Pige *- O auxílio por meio do Pige integra o programa Supera, implantado pela Administração Municipal para prestar assessoria e traçar diagnósticos às empresas, processo conduzido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e instituições financeiras. O apoio, direcionado para Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e empresas de pequeno porte, foi elaborado para amparar as empresas durante a pandemia do coronavírus.

Sair da versão mobile