Renata da Silva, diretora municipal de Cultura, representou o Município no evento, na segunda, 14, e terça-feira, 15
A cultura tem espaço de destaque na atual Administração Municipal de Campo Bom. Justamente por isso, o Município participa do I Encontro Nacional de Gestores de Cultura, que ocorre em Vitória, no Espírito Santo, nesta segunda, 14, e terça-feira, 15. A diretora municipal de Cultura, Renata da Silva, também presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic/RS), é quem representa os campo-bonenses.
O evento marca a primeira grande mobilização do setor pós-pandemia, com participação de mais de 1 mil gestores municipais de cultura. De acordo com Renata, a importância do encontro está principalmente no debate sobre a aplicação de recursos das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. “Estamos discutindo pormenores dessas leis, da execução delas. O objetivo é qualificar e garantir segurança jurídica para investir e fortalecer ainda mais a cultura nos municípios”, observa.
O tema da edição é “Cultura: uma estratégia para o Brasil” e Campo Bom assume protagonismo no debate, já que Renata, como presidente do conselho estadual, é embaixadora do encontro. A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e a ministra do STF, Cármen Lúcia, também participam do evento.
O I Encontro Nacional de Gestores de Cultura é uma realização do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, com a parceria da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), Unesco no Brasil, Fundação Itaú e Itaú Cultural, Instituto Cultural Vale e MinC e OEI, além de apoio da UFES e TV Educativa do Espírito Santo (TVE-ES).