Campo Bom oferecerá aulas de defesa pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Campo Bom está caminhando em direção à garantia de aulas de defesa pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade. Buscar a viabilidade das aulas é uma iniciativa da primeira-dama Kátia Orsi, que, junto à Administração Municipal, angaria meios que garantam a união do município ao projeto da Polícia Civil.

A primeira-dama e a vereadora Gênifer Engers se mobilizaram em busca de informações. Na manhã de quinta-feira, 11, junto do secretário de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara, fizeram uma visita à idealizadora do projeto, delegada Raquel Peixoto, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Novo Hamburgo, para conhecer a iniciativa.

“Nós queríamos ver de perto a funcionalidade e estrutura necessária. Isso porque a implantação precisa ser assertiva. Quando falamos de defesa e proteção da mulher, nosso comprometimento deve começar antes. É uma forma de garantir a autodefesa e mais do que isso, deixá-las mais confiantes”, explica a primeira-dama. Ela aponta que provavelmente as atividades iniciem ainda neste ano.

Conforme Seara, um ofício será enviado à Polícia Civil do Rio Grande do Sul a fim de solicitar a autorização para o Município oferecer esse projeto. Há também a participação da Delegacia de Polícia local, por meio do delegado Clóvis Nei da Silva que abraçou a ideia de acrescentar mais este serviço à DP.

Defender os direitos da mulher é uma questão de cidadania, aponta o prefeito Luciano Orsi. “Sabemos da importância das medidas de proteção à mulher. Demos um grande passo em março de 2020, quando inauguramos a Sala das Margaridas de Campo Bom, mas não paramos nisso. As políticas públicas devem avançar neste sentido e é o que fazemos com mais esta ação”.

Sair da versão mobile