Campo Bom no combate à tuberculose

Um caso da doença já foi confirmado no município neste ano

Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e visando conscientizar a população sobre a doença, a Prefeitura de Campo Bom tem reforçado a campanha de prevenção à doença.

No município, em 2023, um caso já foi confirmado e, visto que desde 1945 existe tratamento – que dura ao menos seis meses – o paciente ainda encontra-se em acompanhamento.

O que fazer em caso de sintoma?

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.

Os principais sintomas são tosse, às vezes com sangue, perda de peso, suor noturno e febre. A transmissão se dá pela tosse da pessoa infectada. O diagnóstico tardio ainda é o maior empecilho para a cura durante o tratamento, por isso a recomendação é para que, ao apresentar os primeiros sintomas, o campo-bonense procure a unidade de saúde mais próxima.

Os casos confirmados são direcionados para tratamento e acompanhamento no Ambulatório de Infectologia de Campo Bom, na Rua Carlos Cerino Feltes, 338, quase em frente à Prefeitura. O tratamento costuma ser efetivo, desde que contínuo por ao menos seis meses. Para mais informações, o telefone do ambulatório é o (51) 3597-7903.

Mais de 80 casos nos últimos três anos

Em meio à pandemia, já que os sintomas da tuberculose são parecidos com os da Covid-19, os diagnósticos da doença aumentaram no mundo todo, segundo a OMS. Em Campo Bom, foram registrados 36 casos em 2020, 30 em 2021 e 19 em 2022, com quatro óbitos no período.

Comitê Municipal de Prevenção à Tuberculose

Outra iniciativa da Prefeitura foi a volta das atividades do comitê municipal que trata do assunto. O grupo, composto por profissionais da rede municipal de saúde e representantes do Conselho Municipal de Saúde, se reuniu agora em março, depois de oito meses. O objetivo é discutir ações que possam ser implementadas a fim de diminuir ainda mais os casos da doença no município.

Sair da versão mobile