Campo Bom lança serviço de Telemedicina

Através de uma Coletiva de Imprensa online ocorrida na tarde desta quarta-feira, 1º, a Secretaria de Saúde do município em parceria com o Hospital Lauro Reus, lançou o serviço Telemedicina Campo Bom, que é PIONEIRO NO BRASIL, e que estará disponível para a comunidade, a partir de segunda-feira, 06, às 9h.

O serviço, que acontecerá através do número 0800 772 8989, é uma opção segura para a população portadora de doenças crônicas, evitando o deslocamento desnecessário à emergência médica, permitindo direcioná-los para uma vídeoconsulta ou até mesmo para o atendimento físico hospitalar.

A equipe da Telemedicina Campo Bom é composta por seis enfermeiros e sete médicos. Se for o caso, será fornecido receituário após o atendimento médico. Porém, o serviço de telemedicina não fará a renovação de receitas médicas para quem faz uso de remédio contínuo.

Saiba como irá funcionar o serviço no município:

ACESSO E IDENTIFICAÇÃO – O cidadão deverá identificar-se informando seu nome completo, CPF, data de nascimento e número CNS (Cartão Nacional de Saúde).

TRIAGEM CLÍNICA – Após a identificação, a pessoa deve descrever seus sintomas e, de acordo com seu relato, ela será incluída no protocolo correspondente, chamado de Desfecho, que é composto por quatro níveis. O cidadão recebe atendimento e orientação para autocuidado em casa.

LIGAÇÃO DE RETORNO – A ligação de retorno acontece em até 24 horas para verificação do estado de saúde do cidadão.

VÍDEO CONSULTA – Se identificados os sintomas agudos ou crônicos, o cidadão será direcionado para a realização de uma consulta médica por vídeo chamada (que pode ser WhatsApp, Skype, outras) com médicos vinculados ao Hospital Lauro Reus. Se ele não possuir acesso à internet, será orientado a procurar atendimento presencial que pode ser em UBS ou Hospital, de acordo com o caso. Cidadão recebe ligação de retorno em até 24 horas para verificação do estado de saúde após consulta com o médico, seja por vídeo ou presencialmente. Atendimento concluído.

ATENDIMENTO HOSPITALAR – Se identificados os sintomas graves, o cidadão será direcionado para a realização de uma consulta médica presencial no Hospital Lauro Reus. Paciente recebe ligação de retorno em até 24 horas após sua consulta no hospital para verificação do estado de saúde. Atendimento concluído.

ACIONAMENTO SAMU – Se identificado o risco de morte, um acompanhante do cidadão será orientado a chamar o SAMU. Na falta do acompanhante, o cidadão será orientado a dirigir-se ao Hospital Lauro Reus.

Investimento na saúde da população

A Telemedicina Campo Bom permanecerá em funcionamento enquanto durar a pandemia pelo novo coronavírus, com o prazo máximo de seis meses neste primeiro momento. Mensalmente, a Secretaria Municipal da Saúde investirá mais de R$ 54 mil na prestação do serviço. A Associação Beneficente São Miguel possui sistema de criptografia para proteger os dados do paciente e trazer mais segurança a fim de preservar o sigilo do atendimento. Em caráter de excepcionalidade e durante o combate ao contágio da Covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a possibilidade e a ética da utilização da telemedicina.

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