Campo Bom intensifica ações para combater o mosquito da dengue

Divulgação/PMCB

A Vigilância Ambiental de Campo Bom realiza durante todo o ano ações em 60 pontos estratégicos, como piscinas públicas, cemitérios e parques da cidade, a cada 15 dias, para evitar a contaminação por novas larvas do mosquito da dengue. Com a adaptação à realidade de distanciamento pela pandemia do Coronavírus, desta vez as equipes de vigilância realizam o monitoramento do lado de fora das casas, circulando de carro pelas ruas de todos os bairros da cidade, passando orientações com megafones.

Somente há visita de inspeção em residências e estabelecimentos se houver denúncia registrada. Nesses casos ocorre uma primeira vistoria com dois agentes de combate a endemias e um fiscal sanitário para a coleta de amostra e eliminação de focos de água e orientação do proprietário. Persistindo o problema, é feita notificação e aplicada multa, conforme previsto no Código de Postura do Município, Lei 1.606/94, que determina que propriedades devem evitar formações de focos e viveiros de insetos.

Educação ambiental

De acordo com coordenadora de Vigilância Ambiental, Mariana Land, explica que o município não tem nenhum caso de dengue confirmado e que as orientações vão além do combate ao mosquito. “Também passamos instruções sobre o controle e manejo de animais peçonhentos, controle da leptospirose e de barbeiros transmissores do Mal de Chagas”, acrescenta. Além disso, ainda há a aplicação periódica de larvicida em áreas abertas como o Arroio Schmidt.

Para conscientizar desde a infância, os profissionais também realizam atividades de educação ambiental, que anteriormente eram feitas em aula, mas agora ocorrem de forma digital, com a divulgação de vídeos enviados às escolas e publicações nas redes sociais da secretaria de Saúde.

Denúncias

Ao detectar o aparecimento de muitos mosquitos e/ou diversos depósitos de água parada, podem ser feitas denúncias pelo e-mail saude@campobom.rs.gov.br ou telefone 3598-8600 ramal 8770.

Fique de olho

O que influencia no aparecimento de mosquitos?

Como resolver?

Sair da versão mobile