Campo Bom ficará ainda mais florida neste final de semana

Giordanna Vallejos/AG

Evento é aberto a toda a comunidade e promoverá o plantio da flor símbolo do município

Neste sábado, 1º, Campo Bom se transformará em um verdadeiro jardim de orquídeas, graças ao evento de plantio promovido pela Fundação Cultural, com apoio da Prefeitura. Em sua segunda edição, a iniciativa tem como objetivo principal envolver alunos e moradores da região em um projeto de inclusão e engajamento, trazendo ainda mais beleza para a cidade, com a flor símbolo do município.

Durante o evento, que terá início às 09h de sábado, os coordenadores de cada equipe receberão orientações sobre o plantio e seguirão trajetos designados na ciclovia central. Em um esforço conjunto, eles plantarão mudas de orquídeas em cada uma das árvores.

Com o apoio da Prefeitura de Campo Bom, da Guarda Municipal e da fiscalização de trânsito, o evento contará com cerca de 6 mil mudas de orquídeas, que serão distribuídas em aproximadamente 2 mil árvores ao longo da ciclovia. Para aqueles que desejarem participar e ajudar no plantio, a Fundação Cultural disponibiliza o contato: (51) 99528-4770.

“Plantamos orquídeas que são fornecidas pela comunidade, ganhamos mudas de Lomba Grande, Sapiranga e Dois Irmãos. O pessoal se empolga e participa do projeto. Os alunos estão incluídos. São os estudantes de segundo grau de Campo Bom que estão participando. No dia tem pais que vão junto com os pequenos”, afirma Solandir José de Oliveira, presidente da Fundação Cultural.

O projeto teve início em 2018, quando a orquídea foi oficialmente reconhecida como um símbolo de Campo Bom. Desde então, a iniciativa tem buscado ampliar o acesso da população a essas belas flores. “O nosso berçário de orquídeas é cedido pelo Dr. Maurício Schenkel e sua esposa Rejane, que participam ativamente da Fundação”, revela Oliveira.

Além de embelezar a cidade, o plantio das orquídeas também possui um efeito positivo na comunidade. Durante a primavera, quando as flores começam a desabrochar, o envolvimento da população cria um sentimento de pertencimento, incentivando o cuidado e a proteção das plantas. “Vemos muitas pessoas mexendo nelas para ajustá-las melhor na árvore, não para roubar”, comenta o presidente da Fundação Cultural.

Com o evento de plantio de orquídeas, Campo Bom se transforma em um verdadeiro cenário de beleza natural, promovendo inclusão, engajamento e o cuidado com o meio ambiente.

A iniciativa visa expandir para além do núcleo central da cidade, nas próximas edições.

Sair da versão mobile