Campo Bom confirma primeiro caso de Varíola dos Macacos e Secretaria Municipal de Saúde monitora o quadro

Notificação ocorreu em 9 de agosto 

Município de Campo Bom teve a primeira confirmação de caso de Monkeypox (ou, varíola do macaco) na última terça-feira (9/8). Trata-se de um paciente do sexo masculino, sem histórico de viagem, que está em isolamento, evoluindo bem; além disso, mais duas suspeitas são monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para controlar o avanço da doença, a rede de saúde segue orientação de atendimento conforme nota informativa do governo do estado. O morador que identificar sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima, considerando que qualquer pessoa exposta ao vírus pode se infectar independentemente de idade, sexo ou outras características.

A Monkeypox é transmitida através do contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), mas principalmente pelo contato com lesões de pele de outras pessoas, objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão se encerra quando as crostas das lesões desaparecem. Uso de máscara de proteção e higienização frequente das mãos são formas de se prevenir.

Sobre os sintomas

Principais: erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Podem afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas e órgãos genitais.

Outros sintomas frequentes: febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia. 

Isolamento 

O período é recomendado pelo médico e depende da cicatrização completa das lesões (feridas). Quem teve contato com o paciente, mas não apresenta sintomas, não têm recomendação de permanecer em isolamento.

Sair da versão mobile