Campo Bom com atividades no mês da pessoa com deficiência

Foto: Jordana Fioravanti

Para trazer questões relacionadas ao Mês da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH), promoverá diversas atividades no mês de agosto, como palestras e confraternização entre os usuários da APAE, Cras e Caps.

Na tarde de terça-feira, 6, ocorreu uma palestra de motivação voltada a esse público, no Clube Oriente, com os convidados Bruna Kroth (psicóloga e atleta paraolímpica), Carolina Teixeira Ritt (médica pediatra e funcionária da Secretaria Municipal de Saúde), e Joh Daniel de Souza Moraes  (deficiente visual formado em história). Além dos palestrantes, ocorreu uma dinâmica de grupo para animar os presentes.

A palestrante Bruna contou sua trajetória de vida e todos os desafios vencidos para alcançar o seu grande sonho que era o de se formar em psicologia. Bruna, que teve meningite meningocócica tipo B quando criança e teve que amputar as duas pernas, contou que foi muito importante o apoio da família e que sua mãe foi uma grande motivadora em sua jornada. 

Ela destacou ainda que alguns estereótipos devem ser quebrados. “Muitas vezes a sociedade coloca um rótulo para a nossa deficiência, como “a Bruna é a cadeirante”. Não é mais a Bruna, esquecem que a gente tem nossos desejos, nossas vontades, são essas coisas que me definem, não a minha deficiência”, disse Bruna.

Para o titular da SEDSH Eduardo Assmann, as atividades são sempre importantes para esclarecimentos de dúvidas e quebra de estereótipos. “Ter um mês dedicado aos PCDs é também um aprendizado mútuo, em que, além de oferecer palestras como essas de hoje, reunimos os familiares para essa troca de informações e motivações se tornam muito importantes para o crescimento de todos”, disse Assmann.

Sair da versão mobile