Campo Bom bate recordes meteorológicos neste verão

Divulgação/PMCB

No domingo, 12, as altas temperaturas do Rio Grande do Sul fizeram com que houvesse queda na umidade relativa do ar. Na maioria das cidades da região metropolitana de Porto Alegre, o dia foi extremamente seco, e Campo Bom foi destaque, registrando a menor umidade atmosférica, sob máxima de 38°C durante a tarde.

Conforme levantamento da MetSul Meteorologia, que analisou dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Campo Bom registrou, entre as 14 e as 15 horas, apenas 11% de umidade relativa do ar. O índice, segundo a MetSul, é considerado de emergência. Esta foi a menor umidade relativa do ar registrada em 38 anos no município.

Cidade mais quente do Brasil

Já na tarde de segunda-feira, 13, Campo Bom registrou 40,3°C, o que marcou a cidade como a mais quente do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A última vez que os termômetros do município superaram essa temperatura foi em 2 janeiro de 2022, quando fez 41.1°C, de acordo com a MetSul Meteorologia. Às 18h30 desta segunda-feira, a máxima já havia baixado para 36°C.

“Há nove anos não fazia tanto calor no mês de fevereiro. Naquele ano fez 40,4ºC no dia 5; 40,7ºC no dia 6; 41,0ºC no dia 7 e 40,4ºC no dia 9. O recorde de máxima para um mês de fevereiro ocorreu no dia 1º do mês, em 2013, com 41,4ºC”, destaca Nilson Pedro Wolff, encarregado da Estação de Meteorologia de Campo Bom.

Recordes climáticos

Segundo Wolff, na terça-feira, 14, Campo Bom registrou novamente a máxima do Estado entre as estações do Inmet, com 38,2ºC. Até agora vários recordes climáticos registrados, são eles:

Sair da versão mobile