Campanha Verão Solidário distribui cerca de quatro mil peças de roupas em um dia de atendimento especial

Mauri Spengler/AG

A estimativa é de que quase 600 pessoas tenham se beneficiado

A campanha Verão Solidário, ação que distribui roupas e calçados de verão a famílias em situação de vulnerabilidade social, teve atendimento especial a comunidade no último sábado, dia 11. A primeira-dama Kátia Orsi comemora a doação de cerca de quatro mil peças de roupa no Ginásio Municipal.  “Mais um fim de ano se aproxima e nada melhor do que um ato de solidariedade para encerrarmos este ciclo. Preparamos tudo com muito carinho e realmente foi um evento especial. Mais do que a distribuição de roupas, também teve surpresa: desfile de moda com direito a passarela decorada e maquiagem, com parceria do Instituto Mix. As roupas escolhidas eram da própria campanha e as modelos, mulheres cadastradas no Cras (Centro De Referência De Assistência Social), que depois ganharam as peças de presente”. Ela conta que o sentimento é de gratidão por poder proporcionar um momento que também eleva a autoestima dessas mulheres. “Além de todas as doações feitas para tornar o verão mais alegre para as famílias da nossa cidade. Nosso agradecimento se estende a todos os voluntários e voluntárias dedicados que foram fundamentais para o evento acontecer”, conta a primeira-dama.

A ação solidária é uma iniciativa do Gabinete da Primeira-dama com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, e costumava acontecer de forma itinerante, para atingir os bairros mais distantes. No entanto, devido à pandemia, o evento precisou ser adaptado. “Inovamos o formato da campanha, num primeiro momento devido à pandemia, para que continuássemos assim, atendendo o maior número possível de pessoas. A característica principal é que distribuímos roupas o ano todo, independente da estação do ano, o que culmina em uma ação como a de sábado. Campo Bom é uma cidade que tem a veia da solidariedade muito forte. As pessoas aqui são solidárias e somente através das doações feitas pela comunidade é que podemos tornar realidade a campanha”, destaca o prefeito Luciano Orsi. 

Voluntários são fundamentais

Todo o trabalho desde a seleção, limpeza e conserto das peças doadas até a organização do ginásio e o atendimento à população no dia do evento foi realizado por voluntários. O secretário de Desenvolvimento Social e Habitação Gabriel Colissi destaca que é este serviço que, ano a ano, faz com que a campanha saia do papel. “Não tenho palavras para agradecer essa equipe que não mede esforços para ajudar nossa população. Teve muita participação da comunidade e momentos de lazer para as crianças que aproveitaram a cama elástica. O voluntariado é um ato de amor e solidariedade que transforma vidas”, diz Colissi. As peças que estão no armário em boas condições de uso podem fazer a diferença para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Quem tiver roupas e calçados para doar, pode levar até o Ginásio Municipal de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Sair da versão mobile