Câmeras de videomonitoramento ajudam a prender homem e a recuperar objetos furtados

O investimento da Prefeitura de Campo Bom em videomonitoramento ajudou a Brigada Militar (BM) a prender um homem que teria furtado objetos de uma loja na Rua Voluntários da Pátria essa semana. Após serem alertados pelo telefone 190 sobre barulho de vidros quebrados, os policiais cercaram eletronicamente a área direcionando as câmeras para o local do crime. Com isso, identificaram os suspeitos e ainda recuperaram bolsas, bijuterias e relógios levados da loja. Desde o fim de abril, todos os bairros de Campo Bom são monitorados 24 horas por 36 câmeras espalhadas por pontos estratégicos. 

“As câmeras fazem os olhos da BM chegar a lugares que nem sempre a gente consegue estar por falta de recursos humanos. Essa tecnologia nos permite fazer um policiamento inteligente”, destaca o comandante da Brigada Militar de Campo Bom, capitão Tiago Reimann. Ele explica que as câmeras possibilitam que os policiais façam a abordagem sabendo, antecipadamente, se os suspeitos estão armados, se há comparsas perto ou se uma ação mais enérgica poderá colocar algum pedestre em risco.  “O policial se sente mais seguro para atuar”, reforça Reimann.

Com R$ 90 mil de investimento, a Prefeitura instalou postes de concreto, caixas porta-equipamentos, braços de sustentação para câmeras, sistema de energia e dispositivos de proteção em 20 locais da cidade e ainda consertou outros 16 pontos existentes. Além de deixar os locais habilitados para receberem as câmeras, a Prefeitura também forneceu à Brigada Militar seis televisores de 50 polegadas para que as imagens fossem acompanhadas em tempo real a partir da sala de operações. A Prefeitura investe R$ 21 mil por mês pelo aluguel das câmeras, do sistema de transmissão, de armazenamento dos dados e pela manutenção dos equipamentos. “A tendência é que haja redução da criminalidade. Vamos ter um ganho muito grande por conta desta tecnologia. Ela permite que a Brigada Militar atue com menos gente na rua”, disse o secretário de Segurança e Trânsito de Campo Bom, delegado Rosalino Constante Seara.

Sair da versão mobile