Caco Treco recolheu 100 toneladas de lixo em quatro meses

Divulgação/PMCB

O sofá estragado, colchão velho ou eletrodoméstico danificado tem forma correta de ser destinado em Campo Bom. Duas vezes por mês em cada bairro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) realiza as coletas com o Caco Treco, que recolhe na porta de casa dos moradores itens que não são mais utilizados, evitando que sejam descartados de forma irregular e garantindo a destinação correta deste tipo de resíduo. De janeiro até agora, o serviço já recolheu mais de 100 toneladas de material. “É importante que a população conheça o serviço e ajude na fiscalização denunciando sempre que presenciar descarte irregular”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Jeferson Timm, lembrando que, apesar do serviço ser oferecido gratuitamente pela Prefeitura, a destinação incorreta de móveis ainda é um problema na cidade.
Além da praticidade do atendimento em casa, o Caco Treco ainda tem um fim social: todo material em bom estado pode ser reaproveitado vai para doação e o que pode ser reciclado também acaba tendo uso.

O que é recolhido

O caminhão do Caco Treco recolhe itens como sofás, colchões, armários, utensílios, fogões, computadores, metais, eletrônicos e eletrodomésticos em geral. Não são removidos os materiais de demolição – cuja destinação correta é de responsabilidade de cada morador – e pneus, cuja orientação é descartar nas borracharias já na hora da troca.

O serviço

Para agendar o recolhimento é necessário entrar em contato com a SEMA através do telefone 3598-8643. Feito isso, o descarte deve ser posto em frente a casa na noite anterior à data acertada para o recolhimento ou no mesmo dia, antes das 6h, e o Caco Treco se encarrega de fazer o recolhimento.

Sair da versão mobile