Bárbara Paz ganha melhor curta-metragem de ficção no Grande Prêmio Do Cinema Brasileiro 2022

Foto: Wikimedia Commons

Foram anunciados na quarta-feira, 10, os vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022, prêmio concedido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais aos filmes que se destacaram no ano anterior. 

Foto: Divulgação

Neste ano, a atriz campo-bonense Bárbara Paz ganhou o prêmio de melhor curta-metragem de ficção, pelo curta “ATO” (trailer disponível abaixo). “ATO”, estrelado por Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira, no qual eles vivem o casal Ava e Dante – enquanto ele se encontra em um processo de travessia, ela é uma profissional do afeto. O filme, seu primeiro de ficção, fala muito das dores que temos passado nos tempos atuais com a pandemia.

O 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro homenageou as mulheres produtoras de cinema  que, ao longo da história foram e são protagonistas na realização de centenas de filmes, dos mais diversos gêneros. Também foram celebrados os 60 anos do filme O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte, único longa-metragem brasileiro a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1962. 

A cerimônia, transmitida ao vivo pelo YouTube da Academia e pelo Canal Brasil, aconteceu na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, e teve apresentação de Camila Pitanga e Silvero Pereira. Foram anunciados 32 prêmios, em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema, além do prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular, que teve votação pelo site da instituição.

Sair da versão mobile