Banco de Alimentos da Região do Calçado distribuiu 224 toneladas de doações em 2020

Entidade é mantida por doações e alimenta necessitados de quatro cidades da região.

São 224,185 toneladas. Essa foi a soma de alimentos distribuídos, no ano passado, pelo Banco de Alimentos da Região do Calçado (Barc), a entidades de Campo Bom, Novo Hamburgo, Sapiranga e Estância Velha. O Barc, mantido por doações e trabalho voluntário, foi fundado em 2010, e em Campo Bom é coordenado pelo Lions Clube Campo Bom e o Rotary Club, que mensalmente mobilizam cerca de 40 voluntários para atuar no Sábado Solidário, ação que recebe donativos da comunidade nos supermercados campo-bonenses no primeiro sábado do mês.

Recorde de arrecadações

Conforme um dos coordenadores operacionais do projeto no município, Pasqual Piazza Ortolan, atualmente são nove instituições ou projetos sociais ajudados em Campo Bom. Além das doações feitas às famílias em situação de vulnerabilidade social. “O principal objetivo do Banco de Alimentos é o combate ao desperdício de comida e à fome no Município. O Banco atua como um centralizador de doações, distribuindo os alimentos da forma mais correta possível, conforme a necessidade de cada entidade. Também fazemos a capacitação para o recebimento de alimentos adequados”, informa Ortolan.

De acordo o voluntário, Gerson Schilling, pelo segundo ano consecutivo os voluntários campo-bonenses bateram o recorde de arrecadação do município. Em 2019 foram arrecadas 19.103 toneladas de alimentos, já em 2020 o grupo arrecadou 60.725,80 toneladas. “O bom desempenho é resultado das ações empreendidas em expandir a parceria junto aos voluntários. Conseguimos ampliar nosso horário de atuação nas edições do Sábado Solidário, consequentemente ampliamos o número de doações”, pontua.

Dentre as entidades contempladas pelo projeto estão a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Lar Colmeia, Luz no Vale, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Desafio Jovem Luz do vale, Centro Espirita Fonte de luz, Igrejas católica e Luteranas.

Sair da versão mobile