Aulas presenciais na rede municipal retornam na próxima semana

Laura Poersch Schommer/PMCB

Retorno dos 6º até 9º anos do Fundamental será em 10 de maio

O sistema híbrido de ensino vai voltar a vigorar em Campo Bom a partir da próxima semana. Na segunda-feira, 3 de maio, voltam as aulas presenciais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental até o 5º ano. O retorno do 6º até 9º ano do Fundamental será em 10 de maio. A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, destaca que o retorno será nos mesmos formatos em que a volta às aulas estava programada para fevereiro deste ano. “Cada sala de aula terá distanciamento de um metro e meio entre as classes, para impedir o contato próximo entre os alunos. Os estudantes estarão na escola em apenas um turno, portanto, o restante da carga horária precisará ser complementado com atividades remotas, e por isso o ensino será híbrido”, explica. O modelo híbrido combina o formato presencial com o recurso tecnológico, ou seja, as atividades escolares dos alunos serão divididas entre aulas presenciais e aulas remotas.

Segundo o prefeito Luciano Orsi, a educação é uma das maiores prioridades do Município, e precisa de uma atenção especial considerando-se a situação de pandemia. “Temos na educação um de nossos pilares, e não deixamos de crer nela como método de transformação. Por isso, a formação continuada de nossos professores, com capacitações pedagógicas, não parou no último ano. Isso para que, mesmo depois de mais de um ano de pandemia, em que as aulas foram remotas, nossa rede pública estivesse assim, preparada para este retorno, que por hora é gradativo”, aponta o prefeito, reforçando que a preocupação quanto à saúde das crianças e dos profissionais está em primeiro lugar. “Portanto, todos os cuidados sanitários serão seguidos à risca, para evitarmos ao máximo a circulação do vírus”, destaca.

Cuidados redobrados

Para se certificar de que todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 estejam sendo seguidos no retorno às aulas presenciais, a Prefeitura criou, já no ano passado, o Centro de Operação de Emergência em Saúde para Educação (COE – E Municipal), exigido pelo Estado a todos os municípios. Cada escola possui seu COE local e elaborou o seu próprio Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19, que foi aprovado pelo COE Municipal. Buscando garantir a segurança dos alunos e profissionais, cada escola terá à disposição álcool gel, totem dispensador de álcool gel, borrifadores de álcool, álcool líquido 70%, dispensadores de parede para álcool gel, dispensadores de parede para sabonete líquido, tapete sanitizante, termômetro corporal infravermelho, fitas demarcatórias para piso, fitas para isolamento de ambientes e lixeiras com tampa e acionamento de pedal. 

Confira como será o formato presencial para cada etapa escolar

EDUCAÇÃO INFANTIL

ENSINO FUNDAMENTAL 

Sair da versão mobile