Atuação da ALCB aproxima comunidadedos livros e da leitura em seu primeiro ano

Por meio de atividades em escolas e instituições da cidade, a ALCB reforça a importância dos livros, da leitura e dá protagonismo aos escritores locais.

Após a realização de uma noite cultural em comemoração ao seu aniversário de um ano e intensa participação na 40⁠ª Feira do Livro de Campo Bom, a ALCB segue ativa e engajada em prol da literatura em nossa cidade.
Nas últimas semanas, esteve presente em atividades em escolas e instituições da cidade, aproximando crianças, jovens e adultos dos livros, das histórias, da leitura e dos escritores locais. A presença da associação em diversas atividades culturais e educacionais tem atraído novos integrantes ao coletivo, que já está em fase de planejamento para as atividades de 2025. “Essas ações junto às escolas da nossa cidade, bem como outras ações envolvendo a comunidade campo-bonense reforçam o propósito da ALCB em levar literatura nos diversos cenários e para todos os públicos”, reforça Everton Gaide, presidente da ALCB.

Hora do conto com personagem em escolas infantis.
Um projeto da vice-presidente Taila da Silva e associada Julia Berigula, ambas professoras, levou contação de histórias para escolas infantis com a personagem Chapeuzinho Vermelho.
Foram visitas às escolas Kinder Haus, Bam Bam e Pedrita e Mundo da Fantasia, com hora do conto, atividades interativas num momento lúdico de desenvolvimento da imaginação e expressão das crianças.

Roda de conversa literária no CAPS.
O coletivo, formado por voluntários, participou de uma roda de conversa literária no CAPS de Campo Bom, a convite da Giselaine Herrera, que coordena o projeto que usa a literatura como intervenção terapêutica.
O encontro aconteceu no dia 24/10 e contou com a participação dos escritores: Valdemar Peixoto, Rejane Oliveira e a contadora de histórias Janir da Silva.
Na ocasião, aconteceu contação de histórias, compartilhamento de experiências do escritor e interações lúdicas, visando a expressão e interação do grupo.

Chá Literário e Reinauguração da Biblioteca na EEEM Ildefonso Pinto.
No dia 29/10, em que se comemora o Dia Nacional do Livro, a ALCB participou da reinauguração da biblioteca da Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Pinto e da atividade “Chá Literário”, coordenada pela professora Silvia.
Na ocasião, os alunos realizaram uma mostra de trabalhos produzidos a partir da obra publicada pela ALCB: Mosaico de Vozes — antologia de contos. Alguns escritores presentes na obra participaram do evento e conversaram com os alunos sobre o processo de escrita, os contos trabalhados e a importância da leitura.
Fizeram parte dessa atividade a vice-presidente Taila da Silva, apresentando a ALCB para os alunos e os escritores Geni Copini, Roberto Atkinson, Vitoria Wingert, Rejane Oliveira e Marcelo Nunes. “Sinto uma imensa alegria e orgulho a cada evento promovido em prol da literatura. A Associação Literária de Campo Bom tem se destacado ao reunir escritores, artistas e educadores em torno de um propósito comum: fomentar e celebrar a literatura. Essa forma de arte tem o poder de transformar vidas, proporcionar viagens pelo imaginário e criar histórias que tocam o coração”, destaca a vice-presidente Taila da Silva.

Atuação da ALCB na comunidade de Campo Bom
O grupo visa fomentar a literatura na cidade, aproximando a comunidade dos livros, da leitura e dos escritores. Portanto, se coloca à disposição para participar e promover atividades como essas, como parceira e apoiadora. “Seguiremos fortalecendo esse movimento com a certeza de que, nesse segundo ano de coletivo, seremos ainda mais atuantes” diz Everton, que convida os interessados a entrar em contato pelo e-mail: associacaoliterariacb@gmail.com e acompanhar o trabalho da associação pelo site e Instagram.

Sair da versão mobile