Sessão também contou com aprovações de projeto de lei, moções, requerimentos e pedidos de informação
Na sessão desta segunda-feira (29), a Câmara de Vereadores de Campo Bom prestou homenagens a dois atletas que vêm levando o nome da cidade ao cenário nacional — e que também já foram destaques no jornal A Gazeta.
Guilherme Schenkel, de 14 anos, foi agraciado por conquistar o título no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo, disputado em Aracaju (SE), na categoria cadete até 33kg. Já Felipe Fontes, de 29 anos, recebeu reconhecimento pela conquista do cinturão do Attack Fight, maior evento de Muay Thai do país, na categoria até 51kg. As moções foram aprovadas por unanimidade.
Além das homenagens, os parlamentares aprovaram ainda um projeto de lei, duas moções, três requerimentos e dois pedidos de informação. O projeto, de autoria do vereador Jair Wingert (Republicanos), institui o Dia Municipal da Saúde Mental Infantil, a ser celebrado em 10 de outubro a partir de 2026.
Entre as moções, uma — assinada por todos os vereadores — solicita à Corsan a anistia das cobranças anteriores à comunicação oficial sobre a obrigatoriedade do pagamento da tarifa de disponibilidade de água por moradores que utilizam poços artesianos. A outra pede que a Câmara dos Deputados aprove com urgência o projeto de lei 3.318/2025, que prevê o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a crianças e adolescentes com deficiência.
Os requerimentos aprovados incluem a colocação da Caixinha Lilás em espaços públicos — como a Prefeitura, a Câmara Municipal e o Centro Vida —, proposta pelos vereadores Jéferson Nunes (PDT), Kayanne Braga (PDT) e Michele Closs (PDT). O objetivo é oferecer um canal de denúncia discreto para casos de violência contra a mulher. Outro requerimento, do vereador Marasca (Republicanos), solicita estudo para implantação de um centro de acolhimento a pessoas em situação de rua. Já o vereador Celsinho (Republicanos) pediu a convocação do secretário municipal de Obras, Paulo Gomes, para prestar informações sobre as obras em andamento na cidade.
Os pedidos de informação trataram do transporte público, solicitados pelos vereadores Celsinho, Marasca e Jair, e de possível estudo para implantação de quebra-molas no cruzamento das ruas Marcos Silvano e José Vargas, no bairro Porto Blos, apresentado pelo vereador Jorge Bellé (PL).