As mudanças climáticas e a extinção de espécies da fauna e flora mundial são alguns dos tópicos debatidos quando pensamos nas ações humanas e em como elas têm afetado negativamente a preservação do meio ambiente. Mas como podemos impedir a devastação e ajudar, de fato, a conservar o planeta? O AG separou algumas atitudes positivas para gerar conscientização e preservação do meio ambiente, confira.
Não seja a favor do desmatamento
Tenha em mente de que esse ato, além de ilegal, na maioria das vezes, é um dos maiores problemas no país e no mundo. Você sabia que, segundo estudo do Instituto Centro de Vida (ICV) e Imaflora, 94% do desmatamento na Amazônia e no Cerrado é ilegal? Ao todo, a área desmatada ilegalmente chegou a 18 milhões de hectares, superior aos territórios somados da Dinamarca, Países Baixos, Bélgica e Suíça. Ao invés de desmatar, opte pelo plantio de árvores, assim você ajuda o meio ambiente e a si mesmo.
Não compre animais ilegais
O Brasil possui uma enorme biodiversidade, sendo rico em espécies de fauna variadas. Infelizmente, o tráfico de animais silvestres – que é o terceiro maior comércio ilegal do mundo – ameaça toda essa riqueza natural. Portanto, não compre e denuncie o tráfico de animais à Linha Verde do Ibama: 0800 061 8080.
Jogue lixo no lixo
Lugar de lixo é na lixeira, portanto certifique-se de seguir sempre esse pensamento. Separe seu lixo e tente diminuir o uso e consequentemente o descarte de materiais prejudiciais à natureza. Se possível, reaproveite tudo.
Se ligue no consumo de energia elétrica e água
Além de práticas, como diminuição do tempo de banho, a reutilização de água da chuva ou da máquina de lavar para limpar o quintal são exemplos de como reduzir o consumo desse recurso no seu dia a dia. O mesmo vale para a energia elétrica: evite ao máximo seu consumo exagerado.
Opte por transportes alternativos
Que tal trocar o carro pela bicicleta em alguns dias da semana? Além de ajudar no condicionamento físico, evita a poluição desenfreada do planeta. Outra alternativa é fazer o uso do transporte coletivo. A ideia é diminuir a emissão de gases que prejudicam o meio ambiente e a nossa saúde.