As superstições da sexta-feira 13

Confira alguns hábitos que os supersticiosos adotam para afastar a má sorte

Para muitos, a combinação da sexta-feira com o dia 13 não é muito agradável. Não se sabe ao certo a origem desse tabu, mas, independentemente disso, trata-se de uma superstição que faz parte da tradição popular e do folclore. Por medo da data, algumas pessoas criam hábitos para evitar o azar durante o dia. Sal grosso, arruda, ferradura ou trevo de quatro folhas são apenas alguns objetos que os mais supersticiosos carregam para atrair sorte.
Se você também é supersticioso com a sexta-feira 13, é bom estar atento à lista que o AG preparou de alguns hábitos que são adotados na data. Lembrando que tudo não passa de superstições, ou seja, é somente crença popular que não possui fundamentação científica nem relação com explicações racionais.

Descer da cama com o pé direito

Segundo os romanos, os lados direito e esquerdo simbolizam o bem e o mal, respectivamente. Por isso, ao acordar, algumas pessoas preocupam-se em colocar primeiro o pé direito no chão, priorizam o calçado direito na hora de calçar e entram nos lugares pisando primeiro com o pé direito.
Outra superstição também se dá na cama, pois, para algumas pessoas, é preciso deitar e levantar pelo mesmo lado. Há uma tradição que diz que o mau humor está ligado ao fato de acordar “do lado errado da cama”.

Gato preto

Os hábitos noturnos dos felinos associaram o animal ao demônio, com quem eles teriam um pacto. Além disso, a cor preta dos animais lembra as trevas, por isso, segundo alguns, não traz boas energias. Na sexta-feira 13, e também em outros dias, como Halloween, os mais supersticiosos viram as costas para gatos pretos para evitar que esses animais passem na frente ou cruzem o caminho.

É importante ressaltar que a relação do gato preto com azar é apenas uma superstição. Animais não devem ser maltratados em nenhuma situação. Pela Lei nº 14.064/20, a pena para as condutas contra cães e gatos é de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda do animal.

Não passar debaixo da escada

A escada é um símbolo de subida, de crescimento pessoal e social. Ao passar por debaixo dela, de acordo com os supersticiosos, pode representar a renúncia a isso e causar distanciamento do que faz crescer. Dessa forma, esse ato pode atrair azar para quem o pratica.

13 pessoas

O número 13, lembra a quantidade de pessoas que estavam com Jesus na última ceia, sendo Judas, o traidor, o último a chegar. Dessa forma, a recomendação é que as refeições não sejam servidas para 13 pessoas para evitar traições. Outra tradição diz que, se treze estiverem à mesa, o primeiro a se levantar será o primeiro a morrer.

Sair da versão mobile