Aproximar a Câmara da população é o principal desafio do novo presidente

Joceline Silveira/AG

Há cerca de três semanas do início das atividades legislativas de 2020, o presidente João Paulo Berkembrock (MDB), eleito para comandar a Câmara Municipal de Campo Bom este ano, já definiu prioridades de sua gestão. Despachando assuntos administrativos desde 2 de janeiro e em constante diálogo com os demais integrantes da Mesa Diretora, o presidente tem como principal meta o incentivo à participação popular no processo legislativo. A eficiência no gerenciamento dos gastos da Casa e o diálogo entre os poderes também são prioridades.

Eleito no dia 16 de dezembro, durante a última sessão ordinária de 2019, o vereador foi conduzido ao cargo, em chapa única, com 11 votos favoráveis em seu primeiro mandato como parlamentar, eleito em 2016, após a suplência no pleito de 2012.

O parlamentar afirma que vai adotar um tom pragmático, dando continuidade às ações encaminhadas na gestão anterior. Segundo Berkembrock, será um “trabalho feito com responsabilidade, sem surpresas”.
“Além de elaborar e aprovar as normas que irão reger a vida do município, e fiscalizar sua aplicação e as ações do Executivo, a Câmara Municipal é o local de debate dos interesses da sociedade. O vereador é o representante mais próximo do povo, escuta e dá voz a suas demandas”, afirma João Paulo, ressaltando a importância de fortalecer instrumentos de participação popular, como as audiências públicas, e constituir e fortalecer canais, que viabilizem o diálogo com o cidadão.

Primeiro mandato

O cirurgião dentista campo-bonense de 31 anos, desde seu primeiro ano de mandato exerceu função de destaque na Câmara, participando de todas as mesas diretivas desde o início desta legislatura. No primeiro ano, foi segundo secretário, no segundo ano foi o primeiro secretário, em 2019 vice-presidente e, em 2020, vai ocupar a presidência.

Diálogo e transparência

João Paulo destacou ainda que a sintonia com o executivo irá colaborar para o bom desenvolvimento dos trabalhos, mas seguirão com a fiscalização. “Este é o papel da Câmara, e vamos seguir fiscalizando, mas também trabalhando em conjunto para o crescimento de Campo Bom. Acredito que o diálogo seja a palavra chave”, pontuou o vereador emedebista, partido que faz parte da base do prefeito Luciano Orsi (PDT). O presidente afirmou que as matérias serão votadas de acordo com o interesse público e com ampla análise antes da apreciação.

Sair da versão mobile