Aprenda a prevenir incêndios domésticos no clima frio

Giordanna Vallejos/AG

Com a chegada de dias mais amenos, uso de aquecedor, lareiras e outros itens demandam atenção redobrada

Por Giordanna Vallejos

O clima começa a esfriar e com ele, a comunidade busca usar aquecedores, chuveiro elétrico mais quente, acender fogueiras e fogão a lenha para aumentar o conforto térmico. Com isso, os riscos de incêndio podem aumentar.

O sargento Michel da Silva Mastrantonio, do Corpo de Bombeiros de Campo Bom, explica como prevenir diversos tipos de acidentes. No ano passado, foram 43 ocorrências de incêndio em residências do município, ao longo de 2022.

Confira abaixo algumas dicas nas palavras do sargento Michel.

Lareiras ecológicas

“Na lareira ecológica, o correto para usar como combustível é o etanol, comprado no posto de gasolina. Os cuidados para usar a lareira é tirar de perto tapetes, cortinas e sofás. O álcool que está ali pode facilmente se espalhar e vazar. Caso o álcool caia e o fogo comece a se espalhar, o ideal é ligar para os Bombeiros e em sequência pegar logo uma toalha molhada no vaso ou na pia e largar em cima. Se jogar água vai espalhar o álcool que tem ali. Com líquido inflamável, se aconselha jogar a toalha molhada, nunca água. Além disso, o fogo da lareira vai queimando oxigênio, e se deixar ela ligada sem ventilação, a pessoa pode desmaiar por falta de oxigênio”.

Aquecedor elétrico

“O aquecedor elétrico é uma resistência como um chuveiro, se deixar uma pantufa perto, ou outros itens, pode pegar fogo por ignição. Se a tomada estiver com a fiação velha, pode iniciar um fogo por curto-circuito”.

Fogão a lenha

“O fogão a lenha, muitas vezes é encostado na parede de madeira e isso não pode. O cano precisa ter o devido isolamento, atrás, nas laterais ou na chaminé do fogão a lenha são pontos de possíveis incêndios. Não colocar tapete embaixo, pois pode cair uma brasa e iniciar o fogo”.

Chuveiro elétrico

“Já aconteceu de uma pessoa começar um incêndio tomando banho, com pouca água e muito quente. Como o banho era demorado, a resistência estourou, deu curto circuito na fiação, fogo no forro e se espalhou por toda a casa. Por isso, é preciso evitar banhos muito longos e quentes”.

Fogueiras

“Tem gente que faz fogueira na rua e precisa cuidar para não ter vegetação seca, uma brasa pode ir longe, começar um incêndio florestal. No entorno da fogueira, é bom colocar tijolo ou pedra, algo que barre as chamas. Além disso, cuidar ao iniciar o fogo com álcool ou gasolina, pois quando acender, pode gerar uma microexplosão. Por isso, recomendo usar o mínimo possível de gasolina e álcool para evitar o risco”.

Começou um incêndio, e agora?

“Antes de qualquer coisa, ligue para os Bombeiros através do número 193. Além disso, não tente ser o herói e apagar se não tem conhecimento. Tirar idosos, animais e crianças da casa. Enquanto os Bombeiros não chegam, caso tenha conhecimento, tentar usar a toalha molhada, tampar a panela, jogar água ou usar um extintor, cada caso demanda um tipo de ação. Caso de alguma forma apagar esse fogo, chamar os bombeiros para ver se o local está realmente seguro”.

Sair da versão mobile