Aplicativo vai agilizar atendimento dos agentes de segurança

Foto: Joceline Silveira/AG

Até o final deste ano todos os registros de ocorrências feitos pela Brigada Militar de Campo Bom vão ser agilizados por uma novidade que cabe na palma da mão. Em mais uma iniciativa que utiliza a tecnologia em benefício da segurança pública, um aplicativo promete tornar o processo até trinta vezes mais rápido, facilitando o trabalho do policial militar, reduzindo também o tempo de espera e de ligações represadas no plantão. 
Disponível no sistema Android, o BM Mobi está em processo de implementação há, pelo menos, três anos no Estado e a partir desta semana estão em fase de testes na BM, Polícia Civil e Policia Rodoviária Estadual. 
As corporações receberam na tarde de sexta-feira, 5, na sede do Conselho Comunitário Pró Segurança (Consepro) de Campo Bom a doação de 12 smartphones, adquiridos pela entidade e através de doações de empresários campo-bonenses.
Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito Beto Santos, o secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Fabiano Feldes, representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Policia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros.

AGILIDADE E ECONOMIA 

Conforme o comandante da BM, capitão Tiago Reimann, além da agilidade do trabalho do policial no atendimento à ocorrência, o app vai abolir o uso de papel no processo, sendo um benefício também para o meio ambiente. “Com o aplicativo, o tempo de atendimento que, em média, era calculado em 25 minutos cai para cinco. O procedimento, que utilizava, pelo menos, três folhas de papel, agora é realizado todo pelo celular, sendo enviado automaticamente para o sistema de consultas do Estado, ficando disponível em tempo real”, explica.
Essa novidade vai reduzir o tempo de resposta das guarnições, possibilitando que o PM volte o quanto antes para o policiamento na rua. “Por ser um sistema inteligente e de fácil manuseio, vai diminuir a margem de erro, auxiliando também na rotina cartorária dada a rapidez com que a ocorrência entrará no sistema”, pontua. “Além da praticidade, a utilização do aplicativo vai qualificar o trabalho dos nossos policiais, resultando em uma melhor prestação do serviço à comunidade”, conta o capitão.

PROJETO PILOTO

Campo Bom foi elencada como uma das cidades piloto para a utilização do sistema, que será implantado objetivando agilizar o atendimento das ocorrências. O novo processo informatizará aproximadamente 80% dos documentos confeccionados atualmente nos atendimentos, com redução no tempo de atendimento, assim gerando um melhor atendimento a comunidade.
Desenvolvido pela Procergs – Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul – e em fase de aprimoramento, o BM Mobi vem sendo implementado em outras cidades do Estado há cerca de três anos. Na Região Metropolitana, os policiais de São Leopoldo e Montenegro também já utilizam a ferramenta.

Sair da versão mobile