Aos mestres, com carinho

Ser professor é mais do que somente preparar e ministrar aulas. Ser professor é mais do que corrigir provas e dar notas aos alunos. Ser professor é compartilhar conhecimento, fazer o outro crescer, mostrar caminhos. Como uma sábia professora uma vez escreveu: “Diferentemente do que traz o dicionário, ser professor não traduz só professar, mas sobretudo agir e criar com responsabilidade, dentro e fora da escola, as possibilidades de mudanças coletivas.”

Ser professor sempre foi sinônimo de desafios e esses, exigem movimento, envolvimento e comprometimento com a educação transformadora que se objetiva; é através das ações diárias que se concretiza a aprendizagem acadêmica e, consequentemente, para a vida. Embora saibamos que na educação as mudanças ainda ocorrem de forma lenta, são elas que quebram paradigmas, derrubam barreiras e mudam comportamentos.

Todos já devem ter visto – ou ao menos ouvido falar – do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”. O filme se passa em 1959, em uma tradicional e rígida escola preparatória de garotos. Nesse contexto, o enredo mostra como um novo professor de inglês, John Keating – também ex-aluno da instituição – transforma o ato de ensinar em uma aventura. Os alunos, acostumados somente com o decorar das lições, são surpreendidos com a nova forma de ensino, onde eles podiam pensar por si só. O professor desperta nos estudantes o que há de melhor neles. Ele não se coloca como detentor da razão, ele estimula os alunos a questionarem o que está sendo ensinado. “Eu sempre pensei que o objetivo da educação era aprender a pensar por si mesmo”, ele diz certa vez para um colega, também professor. “Palavras e ideias podem mudar o mundo.”

Neste dia 15 de outubro, no dia do professor, do mestre, do cuidador, muitas vezes segundo pai ou mãe, no dia de quem nos guia ao conhecimento e à vida, o AG indagou cinco professoras campo-bonenses: “O que é ser professor?”. Eis as respostas.

“Ser professor é ser paciente e acreditar no aprendizado de seu aluno, motivando-o a querer aprender, para ser uma pessoa do bem e que faça a diferença.”

– Grasiela Kehl Schmitt, professora há 35 anos no Colégio Santa Teresinha.

“A importância de ser professor se traduz na frase usada pela ativista paquistanesa e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai: ‘Um aluno, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo’. Juntos compartilhamos conhecimento e vivências.”

– Denise Cappelari, professora há 19 anos e há 6 anos atua no Tiradentes.

“Ser professor é um desafio. É acreditar no ser humano, confiar que apesar de todos os obstáculos existentes, o propósito da nossa profissão é uma sociedade mais justa, por meio da educação.”

– Jenifer de Lima Machado, professora há 12 anos, atualmente leciona na EMEF Morada do Sol.

“Pôr em prática os quatro pilares da educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser), é acreditar que somos parte dessas mudanças por uma educação de qualidade, libertadora e de respeito àqueles que não só passaram por nós, mas leva consigo marcas que irão refletir em suas vidas e no meio em que vivem.”

– Terezinha Santos de Carvalho, professora há 27 anos, atualmente leciona na ETE 31 de Janeiro e EMEF Borges de Medeiros.

“O professor consciente da sua importância faz a diferença por onde passa, reinventando-se, redescobrindo-se e buscando fazer o melhor para que todos os alunos possam se desenvolver. Que não somente neste dia, mas no nosso percurso, digo como professora há 38 anos, possamos sempre assumir o nosso papel fundamental no processo educacional, acreditando… ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo.’ (Paulo Freire). Parabéns a nós! A todos que de alguma forma contribuíram com a minha trajetória! E a todos professores que contribuem com a formação das crianças e jovens em nosso município, para darem conta dos desafios atuais e os que virão.”

– Simone Schneider, secretária de Educação do município e professora há 38 anos.

Sair da versão mobile