AMVARS lança o Plano Regional de Turismo do Vale Germânico

Joceline Silveira/AG

A Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars) lançou na manhã de quarta-feira, 12, no Centro Hípico Metzler, em Campo Bom, o Plano Regional de Turismo do Vale Germânico. Na ocasião também foram assinados dois termos de parceria com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul), e com a Sicredi Pioneira, que visam preparar a região para ser o próximo polo do turismo do Estado. O evento reuniu prefeitos e gestores de turismo das nove cidades que integram a nova rota turística, além de convidados. O plano trabalhado pelas equipes de gestores de Turismo das prefeituras já nasce com mais de 70 atrativos elencados. A região do Vale Germânico foi homologada em agosto pelo Ministério do Turismo e lançada em novembro.

Segundo o presidente da Amvars Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom o objetivo do Plano Regional de Turismo é nortear as ações, estabelecendo metas, indicando as ações e as fórmulas que serão adotadas no processo de alavancagem do turismo regional.

Caminhos da Integração

O Vale Germânico identifica e define o Vale do Sinos no mapa do turismo nacional remetendo à origem germânica das cidades e sua cultura. Campo Bom, Araricá, Dois Irmãos, Ivoti, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Santa Maria do Herval, São Leopoldo e Sapiranga integram a região.

O Plano Regional de Turismo identificou na região as potencialidades de cada município que podem impulsionar o turismo. Inicialmente foram apontados na região cinco segmentos-âncora (turismo de negócio, histórico-cultural, religioso, rural, esportivo e de saúde e bem-estar) que serão trabalhados gradativamente para a organização de visitas e roteiros.

‘Caminhos’ em 2020

Dentro das propostas do Vale Germânico para 2020 estão planejar, organizar e dirigir ações para a criação de pelo menos 4 “Caminhos” diferentes.

Caminhos das Cervejas Artesanais

Inicialmente o projeto conta com 15 cervejarias parceiras dos nove municípios membros do Vale. Entre as propostas do Caminhos das Cervejas Artesanais é implantar o Passaporte Cervejeiro, no formato do documento tradicional ele trará informações das cervejarias, variedades de produtos que cada parceiro produz e curiosidades sobre a bebida.

Caminhos dos Sabores

Direcionado ao segmento gastronômico, com a formação de um guia da área e a criação de algum movimento diferenciado, tal como concurso gastronômico anual, semana de descontos ou uma modelagem de guia de descontos.

Caminhos Rurais

Direcionado às mais diversas atividades turísticas e de apoio ao turismo existente em áreas rurais, desde um guia com balneários, campings, parques temáticos, até restaurantes e mercados especializados em produtos rurais.

Parcerias

A Sicredi Pioneira, parceira no desenvolvimento do Vale, irá investir na região turística. O recurso financeiro destinado pela cooperativa permitirá a elaboração do plano de identidade visual e o posicionamento estratégico do Vale. Já a Amvars e a Emater assinam um Termo de Cooperação Técnica que não envolve transferência de recursos, mas tem como objeto a conjugação de esforços para o desenvolvimento da região turística, com ênfase ao estímulo e apoio à produção rural. Para o ano de 2021 estão previstos os seguintes caminhos: Caminhos das Artes, da Tradição, das Flores, do Esporte, da Moda e do Conhecimento

Sair da versão mobile