Alunos trocam meias e afeto no Dia Internacional da Síndrome de Down

No dia 21 de março, alunos do 1° ano B e 2º ano B do Colégio Santa Teresinha participaram de uma ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A iniciativa envolveu trocar meias coloridas e descombinadas como forma de celebrar a diversidade e promover a inclusão.

“As crianças amaram realizar a ação para presentear o amigo, tão querido pelo grupo!” – Professora Bruna Parizotto

A data, que simboliza a trissomia do cromossomo 21, foi marcada pela confecção de meias feitas pelos próprios alunos para presentear um amigo especial. Segundo a professora Bruna Parizotto, essa não foi a primeira vez que a escola realizou uma ação para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down. No ano anterior, os alunos já haviam presenteado o amigo com um cartão e celebrado em sala de aula.

“De maneira prévia, a professora lançou a proposta para as crianças da turma, trabalhando já em aula sobre o tema e contextualizando com a ação que aconteceria no dia seguinte. Ao propor para os alunos o uso de meias divertidas, todos aceitaram com entusiasmo e se comprometeram com a ideia, vivenciando o dia 21 de março com conscientização, respeito, amor e colecionando memórias.” – Simaia Ferreira, professora de Ensino Fundamental

A professora Simaia Ferreira explicou que as meias diferentes, descombinadas e coloridas simbolizam a beleza da diversidade. A ação foi inspirada na campanha “Lots Of Socks” (“Muitas Meias”), que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de aceitar e celebrar as diferenças.

Essa iniciativa não só promoveu a inclusão e o respeito, mas também proporcionou momentos de afeto e solidariedade entre os alunos, fortalecendo os laços de amizade e compreensão na escola.

“Essa ação com as meias foi a primeira vez, no entanto, todos os anos é pensado uma forma de vivenciar essa data com as crianças. Ressaltamos então, através dessa atitude, a valorização e o respeito com as individualidades de cada um.” – Simaia Ferreira, professora de Ensino Fundamental

A Escola Santa Teresinha reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade e da inclusão, buscando sempre criar um ambiente acolhedor e empático para todos os alunos.

Sair da versão mobile