Alunos de Campo Bom farão simulado do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Divulgação/PMCB

Para identificar conhecimentos e habilidades, rede municipal de ensino aplicará provas com alunos de 5º e 9º anos

Com o objetivo de identificar as habilidades e os conhecimentos já consolidados, a rede municipal de ensino de Campo Bom aplicará, ao longo desta semana, provas simuladas com alunos de 5º e 9º anos. Esses mesmos alunos, em novembro e dezembro, serão submetidos às avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Trata-se de uma avaliação externa, realizada em todo o Brasil, a cada dois anos, nas escolas de ensino básico (Fundamental e Médio). O resultado dessas avaliações indica como está a educação, permitindo que as escolas e redes avaliem a qualidade do ensino oferecido aos seus estudantes.

As avaliações serão compostas de vinte questões objetivas, de múltipla escolha, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, seguindo o modelo das provas do Saeb. O prefeito Luciano Orsi ressalta que, pensando em aproximar, cada vez mais, a tecnologia à prática escolar, os alunos responderão os simulados através de formulários digitais, possibilitando um acesso mais rápido aos resultados. “Esses resultados serão discutidos e analisados nas reuniões de rede municipal de ensino, momento em que serão criadas estratégias, em conjunto, para sanarmos as lacunas ainda existentes”, diz o prefeito.

A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, observa que, neste segundo semestre de 2021, os professores de 5º e 9º anos (Língua Portuguesa e Matemática) participam de reuniões que possibilitam a troca de experiências e sugestões entre eles. “Durante os encontros, os participantes selecionaram os descritores, a partir dos quais os simulados foram elaborados, sendo uma construção conjunta entre os professores da rede”, explica a secretária.

Sair da versão mobile