Alunas do Colégio Sinodal Tiradentes tem projeto científico publicado como capítulo de livro

Crédito: Arquivo pessoal

Ana Paula Schneider e Fernanda Falkoski escrevem sobre a polarização na política e na democracia atual.

Quando estavam buscando temas para um projeto científico, as alunas do Colégio Sinodal Tiradentes, Ana Paula Schneider da Silva, 16 anos, e Fernanda Viana Falkoski, 18 anos, olharam para o cenário político atual e perceberam a imensa polarização que existe. “É quase como um jogo de futebol, onde as pessoas vestem camisetas e passam a torcer para um time”, explica Fernanda. “É claro que não há nenhum problema em se identificar com um viés político, com um partido ou com uma pessoa, muito pelo contrário, isso é extremamente natural, porém, o que não é natural é a forma como a sociedade tem lidado com isso. Democracia se faz através de diálogo e discordância, mas nunca através de ataques e ‘cancelamentos’”, finaliza.

Observando esse fenômeno, as alunas decidiram estudar e ler mais sobre o assunto, afinal a política acaba sendo um dos principais pilares do cotidiano. “Acredito que o projeto seja interessante para analisar a democracia brasileira como um todo, mas principalmente para os eleitores da nossa faixa etária. É nessa idade que começamos a nos inserir no meio político, a idade de votar nas primeiras eleições. Acho que é essencial que os jovens realmente exerçam essa participação política, se engajem nos projetos dos candidatos e tomem consciência de que o governo é o nosso reflexo”, explica Ana Paula. “Fiquei extremamente feliz com o convite da Editora para publicar nosso artigo! É ótimo ter esse espaço para expressar nosso ponto de vista, mesmo sendo ainda duas estudantes. Nós aprendemos muito com esse projeto”, finaliza.

O Projeto, que durou aproximadamente 6 meses para ser realizado, participou da Feira Mopic – Mostra de Projetos de Iniciação Científica – do próprio Colégio Sinodal Tiradentes, e ganhou credencial para a Feira Febrat – Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas – a partir disto, o trabalho ganhou mais visibilidade e a Editora Atenas convidou as meninas à publicarem seu projeto em um livro da editora, o capítulo está intitulado Análise da Influência da Participação Política Através do Discurso de Ódio e da Polarização na Democracia.

E-book – Quem se interessar em ler o livro, basta entrar no site da Editora Atena e procurar pelo nome “Ciência Política: Poder e Establishment”. Ou clicar aqui para ir diretamente ao livro. O download é gratuito.

Sair da versão mobile