Agesan-RS e município cobram soluções da Corsan sobre desabastecimento

Devido as recorrentes falhas no abastecimento de água em Campo Bom, diretores e técnicos da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) se reuniram com o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, e o secretário de Meio Ambiente, Jeferson Müller Timm, além de especialistas da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) na segunda-feira, 29, para traçar soluções relacionadas à interrupção de fornecimento de água no município. O encontro virtual também abordou o tratamento de esgoto na cidade.

Orsi destacou que os moradores cobram o abastecimento integral de água e solicitou um cronograma da companhia que envolva o mapeamento das dificuldades recorrentes e a solução para elas. “Para não passar o tempo e os mesmos problemas se repetirem”, alertou.

O diretor geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez, ressaltou que, em levantamento, foi possível identificar que, desde o início deste ano, ocorreram 32 interrupções de fornecimento de água em Campo Bom, 20 delas estão atreladas ao rompimento de rede ou adutoras. Gonzalez solicitou que a Corsan defina em ofício as próximas etapas de trabalho e encaminhe o documento para a agência. “A Agesan-RS é a única agência do Estado que faz fiscalização programada e não somente sob demanda. Verificamos todos os sistemas, de água e esgoto”, disse, ao recomendar medidas planejadas para evitar o transtorno, inclusive, em períodos de estiagem.

Jeferson Müller Timm, secretário de Meio Ambiente também pontuou ainda sobre as necessidades do município quanto ao tratamento de esgoto e destinação do lodo, além de questionar sobre a estação de tratamento. Os técnicos da Corsan reconheceram as adversidades enfrentadas e se comprometeram a informar à prefeitura e à agência, por meio de ofício, sobre o calendário de ações, que inclui um programa de substituição de redes antigas.

Sair da versão mobile