Ação do Rotaract retira cobertores e até cadeira de praia do Arroio Schmidt

Divulgação

Diversas garrafas pet, papelão, copos descartáveis, embalagens plásticas, cobertores, isopor e até uma cadeira de praia e uma grade de ferro. Esses foram alguns dos objetos retirados durante a última operação de limpeza do Arroio Schimdt, em Campo Bom. No total, foram removidos 10 sacos de 100 litros de lixo acumulado na margem e dentro do córrego. A ação faz parte do projeto Águas que Ligam, desenvolvido há dois anos pelo Rotaract no município. “Antes de colocar a mão na massa buscamos orientações com biólogos, com a Secretaria do Meio Ambiente e com um historiador, para entender como a degradação do arroio aconteceu ao longo dos anos e de que forma poderíamos revitalizá-lo”, explicou João Scholz, presidente do Rotaract Campo Bom.

Munidos de luvas e sacolas os dez voluntários realizaram o mutirão de limpeza do arroio em suas margens que levou cerca de uma hora e meia. “Tivemos que encerrar mais cedo devido à quantidade de lixo que encontramos. É só olharmos para o lado para vermos que a natureza está pedindo socorro. Esta ação é uma forma de demonstrar carinho e de fazer um alerta para a situação do nosso arroio”, disse Eduardo Renck, líder do projeto Águas que Ligam.

O projeto

A ação, que faz parte do projeto campo-bonense além de ter como objetivo despertar o interesse da população sobre a importância da preservação ambiental realiza durante todo ano diversas outras mobilizações como plantio de árvores, caminhada de reconhecimento, concurso fotográfico e está desenvolvendo um projeto para implantação de uma eco barreira no Arroio Schimdt, a estrutura irá impedir que materiais como plásticos, isopores, galhos e madeiras cheguem ao Rio do Sinos.

Sair da versão mobile