A QUESTÃO É: Habitação

Na segunda reportagem da série “A Questão é”, os cinco candidatos à Prefeitura de Campo Bom, Alex Blos Dias (PRTB), Cleusa Nascimento (Republicanos), Luciano Orsi (PDT), Marco Mikonga (PV) e Vicente Selistre (PSB) abordam um dos temas básicos em qualquer cidade, e um desafio para todos os prefeitos: Habitação popular.

Semanalmente até o dia 30 de outubro, o AG apresenta aos leitores temas variados onde os candidatos terão a oportunidade de expor suas ideias e planos de governo para cada área.
Confira as propostas de cada candidato.

ALEX BLOS DIAS (PRTB) | Vice: Sandra Rorato (PRTB)

Coligação: Campo Bom Acima de Tudo | Partidos: PRTB/PSDB

Todo cidadão precisa ter suas necessidades básicas atendidas, principalmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Fazer uma análise detalhada do déficit habitacional das famílias de baixa renda e projetar nova área residencial para suprir esta demanda. Atualizar e aprimorar o cadastro das famílias que possuem necessidades de moradia. Utilizar recursos do governo Federal, para programas de habitação para pessoas de baixa renda, como por exemplo o programa Casa Verde e Amarela. Criar um conjunto habitacional utilizando recursos do governo federal, para realocar moradores de áreas de risco e de proteção ambiental. Pesquisar áreas residenciais com deficiência de saneamento básico e executar projetos para equilibrar esta necessidade das habitações, visando uma melhora de qualidade de vida e saúde. Definir o novo Plano Diretor da Cidade, visando o crescimento equilibrado e ordenado das habitações em nosso município.

CLEUSA NASCIMENTO (REPUBLICANOS) | Vice: Emerson Schneider (PTB)

Coligação: Campo Bom Para Todos | Partidos: Republicanos, Patriotas, PTB/PSL

Ter a casa própria, ou seja, um lugar para criar os filhos em segurança, é um dos maiores sonhos do brasileiro. E o poder público precisa possibilitar caminhos para que todos vivam com dignidade. Por isso a habitação popular será umas das prioridades nos próximos quatro anos. Vamos retomar a conclusão e implantação de loteamentos populares, no mínimo dois durante o nosso governo. Acreditamos que esse projeto é muito importante para resgatar a dignidade do cidadão campo-bonense. No mesmo caminho, devemos buscar pela solução do saneamento básico e sistema cloacal, que precisam de atenção imediata. Essas obras complementam ações de moradia, oferecendo a possibilidade de uma vida melhor às classes mais vulneráveis. Com planejamento e transparência, vamos surpreender a população que sonha com a casa própria.

LUCIANO ORSI (PDT) | Vice: Paulo Gomes (MDB)

Coligação: Juntos Para Seguir Avançando | Partidos: PDT/MDB/PCdoB/PP/DEM

Com uso responsável dos recursos, em seu primeiro mandato Luciano Orsi resolveu o problema habitacional de mais de 1.000 famílias campo-bonenses. Foi o início do importante processo de regularização fundiária para moradores que esperavam há mais de 30 anos pelos documentos de seus lotes. Além disso, atualmente sua gestão trabalha na regularização de mais cerca de 500 moradias e desenvolve projeto de reassentamento de loteamento em condições precárias, no bairro Aurora, que beneficiará mais de 80 famílias em situação de risco. O município também foi parceiro, cedendo área de terras, com aprovação do Legislativo, ao projeto Morada dos Sonhos, com mais de 300 casas previstas. Essa ação que está sendo acompanhada ativamente pelo prefeito, inclusive com reuniões em Brasília, aguarda aprovação da Caixa Econômica Federal e dos ministérios do Desenvolvimento Regional e da Economia. Essa atenção direta aos projetos habitacionais de Campo Bom terá continuidade no segundo mandato de Orsi que continuará buscando recursos para investimentos que possam solucionar problemas já existentes e seguir fortemente evitando novas ocupações irregulares.

MARCO “MIKONGA” (PV) | Vice: Jaquiel de Oliveira (PV)

Coligação: Campo Bom Verde Sustentável | Partidos: PV

O PV tomará suas decisões de acordo com os Índices de Vulnerabilidade por Bairro – IVB, ferramenta fundamental para direcionar com garantias dos investimentos públicos de forma eficaz e que atendam efetivamente as carências de habilitação. As principais ferramentas deste novo modelo gerencial em um modelo concreto de descentralização das decisões de governo, e hierarquização de investimentos públicos, onde serão priorizados Bairros ou Regiões que apresentarem indicadores específicas ou gerais que comprometam a qualidade de vida das pessoas. A finalidade de construção de uma política integrada de urbanização e democratização do acesso à moradia e a qualidade de vida. Este grupo, constituído pelo poder executivo, legislativo e sociedade civil, deverá definir as estratégias e investimentos para o setor, levando-se em conta as necessidades e o trabalho de aprimoramento e atualização imediata das informações urbanas e geográficas, que será avaliado pelo executivo. A política habitacional dialoga com a de geração de empregos pois está em nossos planos o incentivo as cooperativas de construção civil e plano imediato de ação habitacional com sistemas modernos de captação de água da chuva, arborização para amenizar o calor aproveitamento da luz solar.

VICENTE SELISTRE (PSB) | Vice: Rosalina Cardoso (PSB)

Coligação: Campo Bom Com Desenvolvimento e Participação | Partidos: PSB/PT

Implementar e efetivar a execução do Plano Diretor que concilie os limites das atuais habitações, as áreas de preservação ambiental, das áreas de expansão habitacional e demais prerrogativas legais, em diálogo democrático com a representação legislativa e a participação comunitária; Aplicar e construir uma política habitacional respeitando o estatuto das cidades; Estabelecer amplo programa de regularização e assentamento fundiário, focado nas áreas mais pobres; Recuperação urbana e social das populações carentes, vulneráveis e das áreas degradadas; através do Conselho Municipal de Habitação. Aplicar recursos em obras que promovam o acesso a casa própria, criando loteamentos públicos com o valor das parcelas compatível com a renda, para organização das centenas de famílias que moram em condições subumanas. Propor modelos urbanos que equilibrem: economia, sociedade e ambiente; Compatibilizar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente; Efetivar e ampliar um plano para tratamento do esgoto com preservação e recuperação ambiental em parceria com a CORSAN.

CONFIRA O CRONOGRAMA DA SÉRIE DE REPORTAGENS “A QUESTÃO É”

Sair da versão mobile