A primavera começou veja como o clima vai se comportar

De acordo com a meteorologia, a estação deve ser marcada por um La Niña, fenômeno que diminui o volume de chuvas na região.

Na terça-feira, 22, o inverno terminou e a primavera iniciou oficialmente às 10h31min no horário de Brasília, e prossegue até às 7h02 do dia 21 de dezembro. Segundo a Somar Meteorologia, o frio vai se despedir aos poucos do Estado.

Como será a primavera?

A primavera será marcada pelo fenômeno La Niña, que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial. Com isso, a nova estação será uma mistura do inverno e do verão – mais puxado para o verão, neste ano. Assim poderá haver extremos nas temperaturas em um único dia na região. “Mas os efeitos maiores se farão mais no final da estação em dezembro conforme alguns Institutos de Meteorologia. Teremos episódios de dias com frio forte, mas intercalados por dias extremamente quentes, com grandes amplitudes térmicas”, comenta Nilson Wolff, encarregado da Estação de Meteorologia de Campo Bom.

A estação terá chuva abaixo da média em grande parte do Rio Grande do Sul, com precipitações mais espaçadas entre si, diferente do que ocorreu no inverno. As frentes frias até passam com boa frequência, mas as chuvas não são persistentes. “A condição não é ruim para a agricultura, como foi no ano passado, pois não há previsão de longos períodos de estiagem, mas as culturas que precisam de muita água podem se ressentir um pouco”, comenta Wolff, que alerta “outubro na média é o mês mais chuvoso do ano em Campo Bom com 174.0 mm e nos últimos seis anos ficou com média de 259.0 mm. Mas este ano deverá chover bem menos”, concluiu.

Sair da versão mobile