4ª Festa do Colono inova com concurso de pão de laranja e desfile temático 

Pão de Laranja e Jogos Germânicos animaram visitantes em uma festa repleta de cultura e diversão

Giordanna Vallejos 

Campo Bom mergulhou em suas raízes históricas para celebrar  a 4ª Festa do Colono. O Largo Irmãos Vetter, tornou-se o cenário para honrar a cultura germânica que, há séculos, se entrelaça com a identidade da cidade. Centenas de pessoas se reuniram para relembrar o passado e celebrar o presente, no domingo, 30, um dia que foi ensolarado e repleto de atividades inéditas. 

Sabores que contam histórias

Entre os sabores e aromas que marcaram a 4ª Festa do Colono, o Concurso Municipal do Pão de Laranja revelou a riqueza de uma tradição que se perpetua há gerações. A coordenadora de Cultura de Campo Bom, Renata Silva, enfatizou a importância do concurso para preservar a identidade da cidade: “O pão de laranja é mais que uma iguaria, é um símbolo da nossa cultura e história. Essa iniciativa visou valorizar essa tradição, tornando-a parte integrante de nossa identidade cultural.”

Dentre os 16 inscritos, confira os campeões do primeiro concurso de Pão de Laranja: Categoria Familiar: 1° Conrado Brusius 2° Elvira Frantz 3° Janir Nardi Categoria Profissional 1° Paladar Campestre 2° Mercado Haag 3° Padaria Faller. 

Em meio aos ares festivos, a competição ocorria nos Jogos Germânicos. Desde corrida de toras até o arremesso de chopp, cada prova evocava a essência da cultura alemã. Além disso, a  Festa do Colono também foi palco de coreografias espetaculares, com dançarinos trajados em roupas típicas e duas apresentações de bandas alemãs. 

Guardiões da história

Entre as nove carroças que desfilavam com 18 bois pelo Centro da cidade em uma cena inédita,  Valério Roberto Nerbas, carreteiro da Associação dos Amigos Carreteiros de Lomba Grande, destacou o significado especial do evento: “A carreta de bois foi o principal meio de transporte dos nossos produtores. Nós, carreteiros, trazemos não apenas os bois e as carroças, mas também apetrechos que os colonos utilizavam. É uma forma de manter viva a história e a tradição dos nossos antepassados.”

Dia de aproveitar em família

“Achei a festa muito legal, muito interessante para as famílias se reunirem e conhecerem a tradição da cidade. Os animais no Centro, a banda tocando e os produtos expostos me chamaram a atenção” –  Antônio Winck de Quadros

“Achei muito bem organizado os produtos, achei bonito as famílias reunidas, meu filho adora os animais, ele fica fazendo carinho nos bois” – Joice Raquel Winck

Sair da versão mobile