28 de julho: Dia de celebrar o agricultor brasileiro

Crédito: Angélica Spengler

“Os produtos cultivados na terra são a essência pura de uma gente que luta dia após dia pelo nosso crescimento. Dedicar palavras de respeito e gratidão a esses trabalhadores é necessário”, expressa o prefeito Luciano Orsi em suas redes sociais.

“Os agricultores produzem os alimentos que garantem parte do sustento da nossa população, de forma que tirar um único dia para homenageá-los é algo tão pequeno perto do que eles fazem por nós nos demais 364 dias do ano. Ainda assim, é meu dever, é o nosso dever, celebrar este dia por eles… Eu reconheço isso e tenho certeza de que tu, meu amigo, também!”, finaliza.

Hoje a agricultura é muito mais tecnológica, produtiva e eficiente do que anos atrás, a ponto de fazer parte do dia a dia de todas as pessoas, desde o café preto tomado pela manhã, ou o arroz e o feijão comidos durante o almoço, até o chá antes de dormir. O grande responsável por conduzir essa agricultura é, justamente, o agricultor, que, apesar das diversas dificuldades enfrentadas, produz o alimento que chega na mesa de cada cidadão brasileiro.

Sobre o dia

O Dia do Agricultor foi criado através do Decreto de Lei nº 48.630, em 1960, na comemoração do centésimo aniversário da fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. O presidente da época, Juscelino Kubitschek, foi quem assinou a lei, acreditando que os agricultores foram os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, em meados do século XX.

Sair da versão mobile