17º Bivaque da Poesia Gaúcha está com inscrições abertas

Foto: Mauri Spengler/AG

Já estão abertas as inscrições para o 17º Bivaque da Poesia Gaúcha, tradicional concurso de poesias que reúne em Campo Bom os principais compositores, declamadores e amadrinhadores do Rio Grande do Sul. Mas é preciso ficar atento as datas, o prazo para as inscrições encerra no dia 20 de agosto e devem ser feitas no site www.festivaiscampobom.com.br/bivaque2019.php com formulário devidamente preenchido e arquivo com a letra e o título do poema em formato word. Cada poeta (compositor) poderá inscrever 3 (três) poesias inéditas, sendo que serão classificadas, uma poesia por poeta (compositor).

A comissão julgadora do concurso, cujos nomes serão divulgados até 60 dias antes do evento, será composta por três jurados que irão selecionar entre os inscritos, 10 poesias que serão declamadas no 17º Bivaque da Poesia Gaúcha, no dia 26 de outubro na sede do CTG M’Bororé.

Selecionadas as poesias participantes pela comissão julgadora, os poetas deverão indicar os declamadores das respectivas poesias. Cada declamador poderá apresentar apenas uma poesia, independentemente de ser ou não o autor. O declamador deverá trazer seu próprio instrumentista e ambos deverão estar devidamente pilchados. Será desclassificado o declamador que ler ou consultar o texto em cima do palco.

Premiação

Este ano cada poema classificado, e efetivamente declamado, sem leitura ou consulta ao respectivo texto, no palco, irá receber o prêmio de R$ 2.100,00, e os três melhores de cada categoria também receberão troféus. “Em se tratando de festival, tanto de música quanto de poesia, é comum que cada classificado receba uma ajuda de custo e os campeões recebam troféus e prêmios em dinheiro. Pela consolidação do nosso festival e pela deferência que recebemos tanto de compositores quanto de declamadores, pensamos que todos devam ser premiados em dinheiro, e os destaques levam ainda os troféus”, explicou Renata da Silva, coordenadora do Departamento de Cultura.

Categorias:

Bivaque

O Bivaque é um concurso de poesia e declamação de conotação gauchesca, nativista, tradicionalista e social, cuja temática se identifica com o Rio Grande do Sul, abrangendo os respectivos usos e costumes. O concurso é uma promoção da Prefeitura de Campo Bom em parceria com o Departamento de Cultura e tradicionalistas voluntários das entidades com o intuito de integrar a comunidade ao movimento tradicionalista gaúcho por meio do verso e de abrir novos espaços para poetas e declamadores, além de divulgar a arte e cultura gaúcha através da poesia. Para a realização do evento, a Administração conta com o apoio do CTG M’Bororé.

Sair da versão mobile