Entrar

Praça CEU está entre as melhores do Brasil

O Centro de Artes e Esportes Unificados Sady Arnildo Schmidt (CEU) de Campo Bom está entre os seis melhores do Brasil, segundo avaliação do Ministério da Cultura (MinC). O diagnóstico, que tem como referência o ano de 2017, levou em conta o desempenho de gestão do espaço. A Praça CEU de Campo Bom, localizada no bairro Operária, obteve alta pontuação no diagnóstico de gestão do MinC referente a 2017. Em 2016, a mesma Praça havia sido avaliada com pontuação mediana. O CEU de Campo Bom oferece ambientes e serviços diferenciados para a comunidade, além de levar cultura, lazer e esporte para a Grande Operária.
Liandro Camargo, gestor do CEU, explicou como aconteceu a seleção. “Existem 357 equipamentos (CEUs). Dos 148 que já foram inaugurados em todo o país, 131 participaram, em 2017, efetivamente das avaliações feitas pelo Ministério da Cultura e, destes, seis foram selecionados para alimentar a pesquisa do estudo da Unesco. Dentre os critérios para essa seleção, considerou-se o ótimo desempenho que o CEU Sady Schmidt obteve no diagnóstico dos questionários aplicados pelo Ministério da Cultura em 2017 comparados aos do ano anterior. Em 2017, a Praça CEU de Campo Bom obteve ALTA PONTUAÇÃO no diagnóstico de gestão, desta coordenação. Em 2016, a mesma Praça foi avaliada com PONTUAÇÃO MEDIANA.", conta Camargo.

 

Objeto de estudo

Nos dias 1, 2 e 3 de outubro, o CEU de Campo Bom recebeu a pesquisadora Hingridy Fassarella Caliari, Consultora da Unesco, que está promovendo um estudo sobre gestão das Praças CEUs, realizado pelo MinC em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O objetivo do estudo é conhecer práticas de gestão das Praças CEU que possam contribuir para a melhoria do programa em todo o Brasil.
Durante a visita, a consultora fez várias entrevistas com o coordenador da Praça, Liandro Camargo, com funcionários, professores, alunos, com os profissionais do Cras CEU e alguns usuários dos serviços ofertados no espaço. Além disso, pediu acesso a documentação do CEU, aos espaços físicos e instalações.
Para a secretária de educação, Simone Schneider, o reconhecimento se dá graças ao trabalho da equipe responsável pelo espaço. “O trabalho realizado pela equipe da Praça CEU e coordenado pelo professor Liandro é destaque, porque todos estão comprometidos em oferecer o melhor para o bem-estar da comunidade, seja por meio da Assistência Social, seja por meio da Educação ou da Cultura, áreas totalmente articuladas. As atividades são as mais diversificadas possíveis, aumentando as oportunidades de participação, logo de desenvolvimento socioeducativo e cultural, emocional e social dos frequentadores. O CEU é da e para a comunidade” destaca Simone.
A pesquisa procura definir como se fez para que os serviços ofertados fossem trabalhados de forma interdisciplinar entre as secretarias envolvidas no CEU (SMEC e SEDSH) e como a comunidade percebe o CEU como um espaço de acolhimento social, cultural, de lazer, de esporte e de educação.

 

Espaço diferenciado

Além de oficinas, a população encontra no CEU uma biblioteca com mais de 3.000 livros que podem ser retirados, uma quadra poliesportiva de uso comum ou com marcação de horários específicos para grupos fechados e exclusivos, pista de skate livre, pista de caminhada, pracinha e um cineteatro. Em maio do ano passado o local também passou a contar com um Cras, contemplando cerca de 700 moradores da região com o atendimento para os beneficiários dos programas e ações assistenciais promovidos pela Prefeitura.

Campo-bonense bate recordes em Festival Nacional

Aconteceu no ultimo final de semana, dias 13 e 14 de outubro, o Festival Nacional de Taekwondo, na cidade de Gramado. O evento contou com a presença de mais de 800 atletas.
A cidade de Campo Bom foi representada pelo atleta Luis Garcez, aluno do professor Junior Klaus, da academia Klaus Taekwondo Dojang.

Luis disputou na modalidade de formas, o Poom Sae Taegu Il Jam, ficando com a medalha de ouro. Os destaques ocorreram nas modalidades de chute em altura e chute em distância; neste primeiro, Luis conseguiu o 1º lugar geral e na categoria, alcançando a marca de 2,95 metros de altura, batendo o recorde da competição que era 2,85 do ano anterior. No chute em distância, o atleta alcançou a marca de 5,50 metros, batendo também o recorde da competição que era 5,30 metros do ano anterior, ficando, também, com o 1º lugar geral e da categoria.

No segundo dia, ocorreram as modalidades de lutas pela parte da manhã e da tarde. Luis fez sua luta contra um atleta de Frederico Westphalen; o atleta campobonense estava com o placar a seu favor, de 3 a 1, porém, o outro atleta ao desferir um golpe ilegal na região do olho de Luis, acabou por ser desclassificado e confirmou a quarta medalha de ouro para Luis.

O professor Junior Klaus foi homenageado junto com os demais professores das outras academias pela dedicação e por serem os difusores do esporte nos jovens e adultos.

O evento contou com 28 academias de todos os lugares do país, trazendo consigo grandes nomes e autoridades do Taekwondo Nacional, incluindo o Grão Mestre Te Bo Lee, 9º Dan.

Luis segue os treinamentos junto da academia para o campeonato Sul-americano que ocorrerá na cidade de Nova Petrópolis, dias 9, 10 e 11 de novembro.

Elias Weiss na briga por título na Copa Soul RS 2018

Neste final de semana, dias 20 e 21, o campo-bonense Elias Weiss disputa a última etapa da Copa Soul RS 2018 em Garibaldi, na clássica maratona chamada Giro da Champanhe que neste ano completa sua 15º edição.
No momento, Weiss lidera a categoria Master A1 da competição. “Com a proposta de ser a maratona mais difícil já feita em Garibalde e com o plus de ser a última etapa do campeonato, o interesse de todos pela vitória só aumentou. Então intensifiquei ainda mais os treinamentos andando mais de 350km por semana, para chegar a forma física ideal, tudo isso em busca do objetivo maior que é o título da competição”, revelou.

Domingo tem Municipal de Vôlei de Areia

Com a participação de oito duplas masculinas e oito femininas, acontece neste domingo, 21, a 1ª etapa do Campeonato Municipal de Vôlei de Areia. Jogos acontecem a partir das 8h, nas canchas do Parcão, próximo à esquina das avenidas dos Estados com a João XXIII. A 2º etapa está agendada para o dia 11 de novembro e as finais acontecem no dia 2 de dezembro. Podem participar somente atletas que residam ou trabalhem em Campo Bom há mais de um ano.
“Esta é uma modalidade bastante praticada em Campo Bom, até pela ótima estrutura de nossas áreas de lazer, e nada mais justo que proporcionarmos a esses atletas a oportunidade de disputarem uma competição devidamente organizada”, argumenta o secretário da SMEL, João Carlos e Silva.

Mirante aberto à visitação no domingo

Neste domingo, 21, além de aproveitar a celebração à literatura que toma conta Largo Irmãos Vetter, como parte da Feira do Livro de Campo Bom, a comunidade e visitantes poderão aproveitar a vista do Mirante João Arlindo Hilgert.
O espaço estará aberto à visitação das 15h às 17h30min. Os visitantes poderão aproveitar a vista diferenciada de Campo Bom. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo está organizando uma forma de manter o Mirante aberto durante os principais eventos da cidade e deve ter novidades em breve.

Vem aí o Bivaque e o Bivaque Piá da Poesia Gaúcha

Integrando a comunidade ao movimento tradicionalista através do verso e abrindo novos espaços para poetas e declamadores, vem aí mais uma edição do Bivaque e do Bivaque Piá da Poesia Gaúcha. Os dois concursos de poesia e declamação, de conotação gauchesca, nativista, tradicionalista e social, abrangem os usos e costumes do Rio Grande do Sul. O 17º Bivaque da Poesia Gaúcha Piá, acontece na sexta-feira, 26, quando estudantes municipais apresentarão 21 poemas classificados nas categorias Piazito, Piá e Guri. Já no sábado, 27, é a vez do 16º Bivaque da Poesia Gaúcha, com apresentação dos 10 poemas classificados. Ambos os eventos, promovidos pela Prefeitura, através da Secretaria e Educação e Cultura (Smec) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ocorrem no (CTG) M'Bororé, com entrada franca.

17º Bivaque da Poesia Gaúcha Piá
O 17º Bivaque da Poesia Gaúcha Piá ocorrerá a partir das 19h30min, com apresentações de 21 declamadores de 8 a 18 anos de idade. O concurso, promovido pela Smec e pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) M’Bororé, tem a proposta de fomentar a criação literária nas escolas por meio de poemas de autoria dos alunos. As apresentações ocorrem nas categorias Piazito (8 a 12 anos incompletos), Piá (de 12 a 15 anos incompletos) e Guri (15 a 18 anos incompletos).

17º Bivaque da Poesia Gaúcha
O concurso de poesia e declamação gauchesca tem a intenção de ressaltar os costumes da região em um espaço que busca descobrir novos poetas e declamadores. Para a competição foram selecionadas dez poesias que serão apresentadas no dia 27, às 21 horas no (CTG) M'Bororé. O Festival será avaliado por Romeu Weber, declamador, João Fontoura, poeta, declamador e músico e Juarez Machado de Farias, poeta. O evento contará ainda com a apresentação cantor Jari Terres, às 23h.

Campo Bom tem sido destaque no IDEB desde a sua fundação

Feliz, Campo Bom e Três Coroas serão diplomados no próximo dia 23, na cidade de Novo Hamburgo

A educação de Campo Bom está sendo mais uma vez reconhecida pelo seu histórico, por ter sido um dos três municípios (Feliz, Campo Bom e Três Coroas) entre os 52 desta região a atingir as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, desde a sua criação, no ano de 2005 até a avaliação de 2017.
A Comissão Organizadora do BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ no Brasil, representada pelo Instituto São Leopoldo 2024, através do Projeto Educação em 1º Lugar tem como objetivo motivar as comunidades de 52 cidades da região, Berço da Imigração Alemã, lançando o desafio para que as cidades busquem atingir e suplantar os índices do IDEB até o ano do Bicentenário, em 2024.
A apresentação do projeto será realizada na presença do Sr. Ministro da Educação Rossieli Soares da Silva, no próximo dia 23.
Neste dia, serão diplomadas as administrações das três cidades que cumpriram integralmente as metas do IDEB, desde sua aplicação, em 2005, até sua última avaliação, em 2017.
O diploma será entregue ao prefeito Luciano Orsi, pelo Presidente do Coredes do Vale do Rio dos Sinos Gabriel Grabowski.

Caminhada do Outubro Rosa ocorre sábado

A Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo diversas atividades para conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama. As ações fazem parte da Campanha Outubro Rosa, que conta na sua programação com orientações para a comunidade.
Uma delas é a tradicional caminhada da Liga Feminina de Combate ao Câncer, em parceria com a SMS, pelas ruas do centro da cidade. A ação ocorre neste sábado, 20, às 9h30min, com saída da Avenida Brasil (em frente à loja Quero-Quero).

CTGs daqui são destaques no II Premiart em Venâncio Aires

Aconteceu, no último final de semana, na cidade de Venâncio Aires, o II Premiart – Festival Estadual Artístico Pré-Mirim, concurso que reúne crianças de 4 a 9 anos cultuando a Tradição Gaúcha. Campo Bom mais uma vez foi destaque com a participação dos três CTGs, Guapos do Itapuí, Palanques da Tradição e M’Bororé.

Troféu Rotativo com Palanques da Tradição
Por ter conquistado o maior número de pontos com participantes em todas as modalidades disputadas, o tão cobiçado Troféu Rotativo deste ano ficou com o CTG Palanques da Tradição que ficou com o 2º lugar com a Intérprete Vocal feminino Siéli Caroline Prado, 5º lugar no intérprete vocal masculino com Mateus Pietro e 5º lugar na chula Victor Adams.
A invernada artística do Palanques da Tradição conta com quatro coordenadores: Elisângela e Silvio Prado, Elisabete Adams e Douglas Oliveira.

Guapos e M’Bororé
O CTG Guapos do Itapuí conquistou o 2º lugar em Danças Tradicionais, 2º e 4º lugar na Chula com os peões Yuri Marcelo Soares e Kauã Fabiano Alves e 1º lugar na Dança de Salão com o casal Yuri Marcelo Soares e Maryah Eduarda de Quadros. A responsabilidade técnica e coreográfica está a cargo dos instrutores Lucas Mônaco e Nathália Soares.

O CTG M’Bororé foi destaque em apenas uma modalidade ficando com a 4ª colocação no quesito Intérprete Vocal Feminino.
O CTG Guapos do Itapuí, em sua chegada a Campo Bom, comemorou a conquista desfilando pelas principais ruas da cidade com todos os vitoriosos em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros.

É neste sábado: Edição do Viva o Bairro acontece na Escola Rui Barbosa

Vem aí mais uma edição do Viva o Bairro, a Prefeitura Mais Perto de Você. A próxima ação acontece neste sábado, 20, das 9h às 12h, na escola Emef Rui Barbosa, no bairro Metzler. O Viva o Bairro tem como objetivo ampliar ainda mais a proximidade da Administração Municipal de Campo Bom com a comunidade, oferecendo uma ação conjunta entre todas as Secretarias do Governo, ofertando os mais diversos serviços à população em uma grande ação social nos bairros.


Entre os serviços que serão oferecidos no evento estão solicitação de serviços em ruas e iluminação pública; aferição de pressão arterial; teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais; confecção de currículos e cadastro das vagas disponíveis no SINE; distribuição de mudas de árvores nativas; tira-dúvidas do Procon; troca de notas fiscais da Campanha Comprar Aqui é Bom Demais; OAB prestando assessoria jurídica gratuita a comunidade; e muitos outros serviços.


O projeto prevê um evento mensal, dividindo a cidade em 12 regiões, contemplando todos os bairros da cidade, com disponibilização de serviços de todas as áreas do governo.
A lista completa dos serviços oferecidos você encontra em campobom.rs.gov.br

Assinar este feed RSS
Sportbook sites http://gbetting.co.uk/sport with register bonuses.